Curiosidades e Fatos: Motorola

A Motorola é uma das empresas que mais inovou nos últimos tempos... Conheça um pouco dessa historia.

0 137

1 – A fundação e o nome

A empresa foi fundada no ano de 1928, em Schaumburg, Illinois nos Estados Unidos. Inicialmente chamada de Galvin Manufacturing Corporation (devido ao sobrenome de seu fundador Paul Wault Galvin), a companhia só foi adotar o nome Motorola em 1947.

  • O nome surgiu quando a companhia começou a produzir rádios automotivos. Nessa época, empresas que trabalhavam com este tipo de equipamento usavam o sufixo “-ola”.

Resultado de imagem para Galvin Manufacturing Corporation

 

2 – Os primeiros produtos

No começo, a empresa começo a trabalhar com baterias portáteis e rádio patrulha (chamado de Motorola Police Cruiser), mas as invenções começaram a ficar obsoletas, devido aos avanços tecnológicos da época. No ano de 1930 começou a vender transmissores de rádio em carros para departamentos de polícia, no qual continuou a investir por algum tempo.

  • A Motorola foi a primeira a apresentar ao mercado um rádio FM direcional portátil, e o mesmo foi usado pelo exército americano durante a II Guerra Mundial.

Resultado de imagem para Motorola Police Cruiser

 

3 – Motorola e seus feitos

  • Em 1944 começou a produzir uma versão comercial de seus rádios transmissores para taxistas.
  • Em 1965 lançou o Motrac, o primeiro rádio bidirecional veicular do mundo com receptor e fornecimento de energia transistorizado (o baixo consumo de energia permitia que o rádio funcionasse sem precisar ligar o motor do veículo).
  • Em 1969, durante a missão Apollo 11, Neil Armstrong transmitiu as primeiras palavras da Lua à Terra através de um telecomunicador Motorola.
  • Em 1973 lançou o DynaTAC, protótipo do primeiro dispositivo móvel para consumo pessoal (telefone celular).  A primeira unidade comercial, chamado Dynatec 8000x, foi vendida em 13 de março de 1984, pelo valor de US$ 3.995.

Sem título 1 1 - Curiosidades e Fatos: Motorola

  • Em 1996 a Motorola desenvolveu o StarTAC, um celular mais leve e menor.
  • Em 2004 criou o Razr V3, um dos celulares mais vendidos da historia

 

4 – Prejuízos, Divisão e a Venda

Entre 2007 e 2009, a empresa teve prejuízo de 4,3 bilhões de dólares, e em janeiro de 2011 foi dividida em duas empresas públicas independentes, a Motorola Mobility e a Motorola Solutions.

Em agosto de 2011 a Motorola Mobility foi vendida para a Google por US$ 12,5 bilhões. Dois anos depois, a empresa lança o primeiro dispositivo pós compra, o Moto X, que se destacou pela presença dos comando de voz e seu ótimo custo benéfico.

2013motox - Curiosidades e Fatos: Motorola

Após o sucesso do Moto X, a empresa lançou um celular intermediário, o Moto G, que acabou se tornando um dos mais vendidos da historia da companhia. Já no ano seguinte, anunciou o Moto E, que completou a linha ocupando o segmento de entrada.

Moto G Moto E - Curiosidades e Fatos: Motorola

E em maio de 2014, a empresa foi vendida novamente, desta vez para a chinesa Lenovo, por cerca de U$3 bilhões de dólares. Inicialmente não ouve muitas mudanças, a linha Moto continuou a receber novas gerações, e a Motorola foi retomando seu espaço no mercado.

 

5 – O Renascimento

No inicio de 2016 se inciava uma polemica, a Lenovo anunciou que iria “matar” a marca Motorola, e focar na linha Moto. A estrategia de marketing era tornar global ambas as marcas, já que cada uma tinha uma presença maior em determinados mercados. A partir dai seriam adotadas duas marcas, Vibe e Moto, e a Motorola Mobility começaria a liderar as áreas de engenharia e design no segmento Mobile da Lenovo.

Nós vamos lentamente apagar a marca Motorola e focar na linha ‘Moto’

A estrategia não foi muito bem compreendida e aceita pelo público, e ao fim de 2016, a Lenovo reconheceu o erro e voltou atrás, ressuscitando a marca, e ressurgindo com o icônico “Hello Moto”.

Hoje todo o segmento móvel da Lenovo foi assumido pela Motorola. O Moto G já está em sua quinta geração, e a linha Moto X e Moto E retornaram ao mercado nacional com a quarta geração. Outros dispositivos foram integrados ao portfólio, como é o caso do Moto C e Moto Z, e a Motorola voltou a ser uma das principais marcas no segmento Mobile.

moto c - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto c plus - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto e - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto e 2 ordf geracao - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto e4 plus - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto g - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto g 2 ordf geracao - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto g 3rd gen lollipop - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto g moto g plus 4 ordf geracao - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto g play 4 ordf geracao - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto g5s plus - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto maxx lollipop - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto x lollipop - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto x 2 ordf geracao marshmallow - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto x force - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto x play - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto x style - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto z marshmallow - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto z2 force - Curiosidades e Fatos: Motorolamoto z2 play - Curiosidades e Fatos: Motorola

 

Fonte

 

O Curiosidades e Fatos vai ao ar toda segunda-feira, cada dia com um novo tema. Comenta ai qual tema gostaria de ver na próxima edição 😉