O que é root no Android e para que serve? Descubra!

Neste Artigo Descubra tudo sobre Root no Android (Internet / Reprodução)
0 94

Com certeza você que é todo ligado em tecnologia já escutou sobre o ROOT, mas o que ele é e para que serve? Antes de explicarmos tudo direitinho é importante informar que fazer o ROOT no seu celular pode danificar o sistema operacional, dessa forma fazendo com que você perca a garantia do seu aparelho, então tenha absoluta certeza que vocês precisa de fato realizar o ROOT no seu Android e que você saiba o que está fazendo.

Descubra oque e Root no Android 1024x576 - O que é root no Android e para que serve? Descubra!
Neste Artigo Descubra tudo sobre Root no Android

Mas, a pergunta que não quer calar é o que é ROOT? Bom, ROOT em inglês quer dizer Raiz, e essa explicação aqui na área digital tem até sentido significar Raiz, pois o ROOT deixa seu celular como se fosse um recém-nascido e estivesse de fato na raiz. Deixe eu explicar melhor, o ROOT. Faz de você um SUPER USUÁRIO, o “super heró”i dos usuários, muito diferente de qualquer usuário comum. Com o ROOT você é capaz de apagar aplicativos que vieram de fábricas, liberar funções do sistema operacional que são bloqueadas, fazer alterações e melhorias no sistema.

Normalmente as pessoas fazem ROOT no celular para:

  • Ser o administrador máster do sistema e não se limitar pelo bloqueios que normalmente o sistema operacional Android oferece.

  • Remover inutilidades como aqueles aplicativos que já vem em nossos celular, mas não usamos para nada e nem conseguimos nos livrar deles.

  • Também é mais usado é para jogos. Muitas vezes o Android bloqueia alguns aplicativos que nos ajudam em alguns jogos. Fazendo o ROOT o android fica disponível para baixar esses aplicativos que nos auxiliam a vencer em alguns jogos.

  • Instalar temas diferenciados que possam mudar a cara do sistema e deixar tudo personalizado.

  • Fazer Backup de todos os dados de qualquer aplicativo e jogo.

  • O Compartilhamento de internet o Wifi-Tech torna-se mais fácil e tranquilo.

  • Utilizar programas para limpeza do cachê dos programas.

  • Alterar o gerenciamento de memória do Android.

  • Usar aplicativos exclusivos para aparelhos que tem ROOT, que não poderiam ser instalados com o sistema operacional normal.

  • Pode fazer modificações que fazem seu celular ficar ainda mais rápido.

Mas com todas essas vantagens, fica uma pergunta, se há desvantagens ao fazer o ROOT no seu aparelho? Como eu disse no início fazer o ROOT sem saber o que está fazendo pode prejudicar seu celular e se ele for um celular novo, com certeza perde a garantia prejudicando muito o usuário.

Pois o ROOT modifica totalmente seu sistema operacional impedindo que você volte ao sistema operacional de fábrica, não sabendo fazer da forma correta o ROOT, você corre o risco de estragar por definitivo seu aparelho. Além disso existe o fato de baixar qualquer aplicativo fora do Play Store, que possam estar mal intencionado e causar males ainda maior ao seu aparelho. É importante nesse caso lembrar em nunca apagar arquivos dentro de pastas do sistema, pois dependendo do arquivo apagado seu aparelho pode ficar inutilizável.

Mas com todos esses porém será que vale a pena mesmo fazer o ROOT no seu Android? Talvez, você esteja se perguntando isso e com medo de realizar o ROOT no seu celular após tudo o que leu acima das desvantagens de realizar o ROOT no seu celular, mas calma vale muito a pena fazer o ROOT no seu aparelho. Principalmente para você que é ligado em tecnologia, é um desenvolvedor, trabalha na área ou apenas um grande curioso e apaixonado por tudo o que é tecnologia. Pois o ROOT deixa você sem limitação nenhuma e abre um leque de grandes oportunidades de inovações no seu aparelho e para você. Um ROOT bem realizado e tomando todos os cuidados que já foram citados acima pode, de fato trazer grandes benefícios ao usuários, afinal, você se torna o SUPER HERÓI dos usuários e pode fazer o que bem entender com o seu celular.

Então, se você realmente quer fazer o ROOT no seu celular pegue todas essas dicas e vá lá. É importante lembrar que cada modelo existe uma forma diferente de realizar o ROOT, então é importante saber qual é o modelo do seu aparelho e pesquisar de como realiza o ROOT naquele aparelho especifico. Vá viver sem limitações!